Sertã: Câmara replantou árvores pelo concelho

A Avenida Padre Manuel Antunes, entre a Central Rodoviária e o Jardim da Serrada, na Sertã, passou por uma replantação arbórea. As dezasseis árvores inicialmente plantadas, da espécie Freixo (Fraxinus angustifolia), mostraram-se inadequadas ao tipo de solo e algumas apresentavam sintomas de flecha seca. Assim, a Câmara Municipal decidiu transplantá-las, substituindo-as por Liquidambar sp, que se adequam melhor às condições do solo e do espaço envolvente.

Os Freixos retirados da avenida foram replantados num local próximo, junto à ribeira, onde o solo é mais apropriado para esta espécie. Cristina Nunes, vereadora da Câmara Municipal da Sertã responsável pelo pelouro da Floresta, destacou que “as árvores no ambiente urbano proporcionam serviços ambientais essenciais. Para garantir isso, é fundamental que as espécies arbóreas sejam adequadas a cada local, incluindo as árvores em arruamentos.”

Esta replantação faz parte de uma série de operações de plantação que o Município da Sertã tem realizado no último ano, dentro de uma “estratégia de gestão florestal urbana e sustentabilidade ambiental.”

Essas operações estão ligadas a uma candidatura ao Compete 2020, Eixo VII, REACT-EU, com o objetivo de “Apoio à Transição Climática.” O projeto inclui a plantação de árvores e arbustos, bem como a poda e abate de árvores, instalação de sinalética, mobiliário urbano, substituição de cercas vivas e a instalação de ninhos para aves.