Os estudantes de diversos cursos da Universidade da Beira Interior (UBI) manifestaram-se na tarde da passada terça-feira, 7 de outubro, contra o aumento das propinas.
A iniciativa reuniu os alunos nas ruas com o objetivo de se fazerem ouvir contra o acréscimo da taxa que o governo propôs.
Segundo os manifestantes, a medida afetará milhares de estudantes que não conseguem conciliar trabalho e estudo, dificultando o pagamento de propinas, alojamento e alimentação. Os jovens alertam que a política do governo pode limitar o acesso futuro à universidade.
O cortejo começou à porta da UBI, seguiu até à Câmara Municipal da Covilhã e terminou à porta da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI). Ao longo de todo o percurso, os alunos expressaram a sua indignação com cartazes, faixas, palavras de ordem e apelos ao Estado contra o aumento das propinas.
Os estudantes anunciaram ainda que marcarão presença no próximo dia 28 de outubro em Lisboa, para continuar a luta pela mesma causa.
Milene Nave