Festa, celebração, homenagem, memória e vida: cerca de mil pessoas juntaram-se esta quarta-feira, 17 de setembro, na Alameda da Carvalha, para comemorar o Dia Internacional do Idoso, numa iniciativa que já se tornou tradição no concelho da Sertã.
A celebração começou com a eucaristia, seguindo-se a intervenção do presidente da Câmara Municipal da Sertã, Carlos Miranda, que saudou todos os presentes. O momento mais emotivo da manhã foi a homenagem aos 19 casais que celebraram as suas Bodas de Ouro, assinalando 50 anos de matrimónio, e ainda aos quatro centenários do concelho.
As comemorações contemplaram também uma homenagem especial ao cónego Lúcio Nunes, reconhecendo os 16 anos de dedicação e serviço à comunidade da Sertã.
Após o tradicional almoço convívio, a programação prosseguiu durante a tarde com vários rastreios de saúde e momentos de animação musical, que animaram os participantes e reforçaram o espírito comunitário da iniciativa.
A comemoração do Dia Internacional do Idoso é promovida, desde 2010, pela Câmara Municipal da Sertã, em parceria com as juntas e uniões de freguesia do concelho, instituições particulares de solidariedade social locais, corporações dos bombeiros voluntários de Cernache do Bonjardim e da Sertã, GNR, paróquias, Agrupamento 170 do Corpo Nacional de Escutas da Sertã e o Centro de Saúde, através da Unidade de Cuidados na Comunidade.
Na edição deste ano, juntou-se ainda a colaboração do projeto “Sertã Envolve 5G” – Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS), reforçando o envolvimento da comunidade nesta iniciativa de homenagem aos idosos.