Decorreu, na passada segunda-feira, 1 de setembro, a Sessão Solene de Abertura do 10.º Curso de Ingresso na Carreira Especial de Inspeção da ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, no auditório do Centro de Formação da ASAE em Castelo Branco.
A cerimónia foi presidida pelo inspetor-geral da ASAE, Luís Lourenço, acompanhado pela subinspetora-geral, Cristina Caldeira. Estiveram presentes diversos dirigentes e colaboradores da instituição, representantes das estruturas sindicais e várias entidades oficiais, entre as quais o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, e o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado.
No total, são 22 os novos formandos que irão adquirir conhecimentos, técnicas e atitudes adequadas ao desempenho das suas funções. Assumem, assim, um compromisso com a cidadania e o serviço público, contribuindo para uma sociedade mais justa e segura.
O curso contará com uma componente teórica, nas áreas de competência da ASAE, e uma formação prática em contexto de trabalho.
A realização de mais um curso no Centro de Formação da ASAE em Castelo Branco reforça a estratégia de valorização do Interior e sublinha a relevância da existência destas instalações na cidade albicastrense, onde já se formaram mais de 200 inspetores nos últimos anos.
Recorde-se que as instalações da Unidade Operacional da ASAE em Castelo Branco, situadas na Estrada do Montalvão, são cedidas pela Câmara Municipal há vários anos. O último protocolo de cedência foi assinado em janeiro de 2024, garantindo a utilização do espaço por mais 15 anos.