No ano em que se assinalam os 25 anos da morte de Amália Rodrigues, a Associação Fado Cale e a Câmara Municipal do Fundão organizam um evento em homenagem à fadista que vai muito além dos concertos. O Festival Amália Rodrigues, que decorre de 18 a 20 de outubro, reúne 40 músicos e inclui a décima edição do Concurso Amália Rodrigues.
Entre os nomes em destaque no festival estão fadistas como Camané, Teresinha Landeiro, Joana Amendoeira, Flávia Pereira, Nani Medeiros, e Custódio Castelo, num cartaz diversificado que, segundo a vereadora da Cultura, Alcina Cerdeira, “é arrojado e bastante abrangente”.
Além dos concertos, o evento apresenta uma programação cultural extensa. Estão previstas atividades como a apresentação do livro Amália Rodrigues – Origem, Raízes e História, de José Barata de Castilho, e a exibição do documentário Diva, Simplesmente uma Homenagem, de Manuel Mozos. O festival inclui ainda passeios pedestres para explorar locais relacionados com a fadista, oficinas de instrumentos musicais e poesia, e fado vadio na sede da Associação Fado Cale.
O bilhete geral para os três dias custa 25 euros, permitindo ao público desfrutar de uma celebração completa da vida e legado de Amália, no Fundão, cidade com profundas ligações à sua história.