Os partidos Bloco de Esquerda e Livre formalizaram a coligação “Esquerda Livre – unidos pela mudança para agitar Castelo Branco”, que se apresenta às autárquicas com o objetivo de alterar o panorama político local.
O grupo inclui independentes com e sem experiência, unidos pela ideia de “devolver a política às pessoas” e romper com “os mesmos de sempre”. Defendem que, com vontade e envolvimento, “as coisas acontecem”.
O cabeça de lista à Câmara é Mário Maria Duarte Afonso Camões, 35 anos, natural da cidade. Licenciado em Gestão pelo ISCTE-IUL e mestre em International Business pela Florida International University (melhor aluno), vive com a companheira e quatro cães adotados.
No percurso profissional, passou pela Anti-Pirateria da Microsoft Portugal, gestão de parcerias na Toshiba, funções de novos negócios e experiência do cliente na Google Irlanda, e gestão de ativos tecnológicos alemães na Cisco. Hoje é sócio-gerente de microempresa agrícola e desenvolve projetos na área de serviços.
Associativamente, foi vice-presidente do Núcleo de Estudantes de Gestão do ISCTE, vogal na Associação dos Antigos Alunos do Colégio Militar e integra os órgãos sociais da MARALHA – Coletivo de Intervenção Artística e Cultural.
Politicamente, foi independente na lista do BE às legislativas de 2024, integra movimentos locais contra a prospeção mineira nas Sarzedas, Estreito e Alvito da Beira e promove a Biblioteca Crítica, projeto comunitário de tertúlias e leitura no concelho.





