O Município de Castelo Branco apresentou, no dia 19 de maio, no Posto de Turismo da cidade, um Protocolo de Parceria para a Formalização e Constituição da Estação Náutica do Rio Ponsul, que ficará localizada na aldeia de Lentiscais, freguesia de Castelo Branco.
Esta ação surge do processo de submissão de uma candidatura (que está em fase de avaliação) ao PROVERE da Região Centro, designada ‘Náutica de Interior no Centro de Portugal’, liderado pela CIMRBSE – Comunidade Intermunicipal da Região Beiras e Serra da Estrela, enquanto líder de um consórcio composto por 28 entidades públicas e privadas, abrangendo 77 concelhos da NUTS II Região Centro.
No âmbito do Cluster do Mar Português, o Município de Castelo Branco, em parceria com um conjunto de Parceiros aderentes, elaborou uma candidatura para a certificação da ‘Estação Náutica do Rio Ponsul’ e aguarda aprovação da mesma por parte do Fórum Oceano, associação para o desenvolvimento do Cluster do Mar em Portugal na área do turismo náutico. Por via de um processo de auscultação e concertação local, foi possível elaborar a proposta para a certificação, mediante uma estratégia de implementação.
Neste seguimento, foi estabelecido o presente Protocolo de Parceria para a Formalização e Constituição da Estação Náutica do Rio Ponsul, visando a sua promoção enquanto Destino Náutico de Águas de Interior.
A Câmara Municipal albicastrense é a Entidade Coordenadora do Protocolo e, através da Rede de Parceiros, públicos e privados – onde se incluem operadores turísticos, associações, alojamentos, restaurantes e entidades – procura-se promover a oferta, criando experiências que permitirão reduzir a sazonalidade, prolongar o tempo médio de estadia e, consequentemente, fazer crescer a receita turística.