Castelo Branco: Iniciativa Liberal propõe criação da Unidade Local de Saúde da Beira Interior

No passado dia 8 de maio, a Iniciativa Liberal promoveu em Castelo Branco um debate público intitulado “O Futuro da Saúde em Castelo Branco”, que reuniu profissionais de saúde e cidadãos interessados.

Durante o evento, Manuel Lemos, cabeça de lista da Iniciativa Liberal às próximas legislativas, apresentou uma proposta de reorganização profunda dos serviços de saúde na região da Beira Interior, através da criação de uma nova Unidade Local de Saúde (ULS) que integraria as atuais ULS de Castelo Branco, da Cova da Beira e da Guarda.

Segundo Manuel Lemos, a concentração das três ULS numa única entidade permitiria oferecer melhores cuidados à população, através de uma gestão integrada e mais eficiente dos recursos. O modelo proposto pressupõe a redistribuição das especialidades médicas entre os hospitais da nova ULS, com os profissionais a deslocarem-se entre unidades para consultas e procedimentos menos complexos, garantindo transporte para os utentes quando necessário. Esta reorganização, segundo o candidato, aumentaria a especialização dos serviços e a qualidade do atendimento.

O candidato da Iniciativa Liberal defendeu ainda que esta proposta ajudaria a atrair e fixar médicos no interior, uma das prioridades do partido. Com maior escala e organização, seria possível formar novas especialidades na região, algo atualmente comprometido pela reduzida dimensão das ULS existentes. A centralização dos serviços permitiria também dotar os hospitais de melhores equipamentos e oferecer aos profissionais condições mais apelativas para o exercício da profissão.

Por fim, a Iniciativa Liberal reafirmou o seu compromisso com soluções estruturais para o interior do país, apostando na eficiência, liberdade de escolha e valorização dos profissionais de saúde e dos utentes do SNS. A proposta de Manuel Lemos visa tornar o sistema de saúde mais eficaz e adaptado às reais necessidades da população da Beira Interior, combatendo a fragmentação atual e promovendo maior equidade no acesso aos cuidados.