Alcains: Portugal Cheese Festival começa dia 9

O Portugal Cheese Festival está de volta à vila de Alcains, no concelho de Castelo Branco, nos dias 9, 10 e 11 de maio, nas instalações da antiga Escola EB 2/3 José Sanches, com entrada gratuita e um programa repleto de sabor, cultura, experiências e partilha de conhecimentos.

Inspirado na emblemática Feira do Queijo de Alcains, que simboliza a ligação da região à arte, qualidade de origem e produção de queijo, o Portugal Cheese Festival é mais do que uma simples feira de queijos. Promove o debate sobre toda a cadeia de valor do setor, celebrando a arte, a qualidade e a tradição da produção de queijo na região, entre conferências e palestras, áreas de exposição e comercialização, showcookings, concursos de queijo, gastronomia, artesanato, espaço infantil, concertos e animação.

Este ano, o evento terá uma mascote. Mais uma novidade para este projeto de afirmação estratégica e espaço de excelência onde o queijo é rei.

As Conferências terão lugar no sábado, numa iniciativa coordenada pelos parceiros CATAA – Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar, InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, Ovibeira e Associação de Produtores de Queijo do Distrito de Castelo Branco (APQDCB).

O jornalista João Maia Abreu será o moderador oficial das Conferências, onde 22 oradores de renome irão abordar temas relevantes para a fileira do queijo e os setores relacionados, focando-se nas áreas da qualificação, circularidade, sustentabilidade, descarbonização, inovação, valorização e tradição.

Na edição deste ano, estarão presentes 75 expositores: 30 produtores de queijo; 15 de produtos endógenos, como enchidos, vinhos, licores, azeite, salgados, mel, compotas, frutos secos e bolos tradicionais; 7 de artesanato; 19 bares e 4 restaurantes, numa área de restauração com pratos típicos confecionados com os melhores ingredientes locais. Haverá, ainda, espaço com animais, rações, maquinaria e plantas.