Realizou-se esta quarta-feira, 23 de abril, no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco, a Sessão Piloto da Assembleia Municipal Jovem de Castelo Branco (AMJCB), destinada aos alunos dos estabelecimentos de ensino do concelho.
Participaram o Presidente da Assembleia Municipal, Jorge Neves, a Secretária da Assembleia Municipal, Celeste Rodrigues, o Executivo Municipal (Presidente da Câmara Municipal e Vereadores) e 37 deputados jovens, representantes dos quatro agrupamentos de escolas do concelho (Afonso de Paiva, Nuno Álvares, Amato Lusitano e José Sanches), que tomaram posse na AMJCB.
Procedeu-se à eleição do 1.º Secretário e do 2.º Secretário, tendo sido eleitos Francisco Moura (AE Amato Lusitano) como 1.º Secretário, e Carolina Boavida (AE Nuno Álvares) como 2.ª Secretária.
Leopoldo Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, interveio no final para dar resposta às intervenções dos jovens deputados. O autarca começou por referir que considera “extremamente importante a realização da Assembleia Municipal Jovem, pois permite conhecer as metodologias e a prática da democracia ao nível do Município e permite aos jovens trazerem as suas sugestões e preocupações”.
Sobre as questões colocadas pelos jovens, Leopoldo Rodrigues tentou responder na sua generalidade. Em relação às escolas, afirmou que “a Autarquia tem vindo a fazer melhorias nas infraestruturas e nos recintos e vai continuar a reforçar a qualidade dos mesmos”, através da colocação, por exemplo, de mais bancos nas escolas e da criação de espaços verdes.
A propósito da alimentação nos refeitórios escolares, deixou claro que “a contratação da empresa de restauração para as cantinas resulta de um contrato público e, por isso, não é uma questão de escolha da Câmara, nem poderá ser alterada porque obedece a uma série de critérios e de questões contratuais”.