Castelo Branco: “O Velho e a Espada” ganha prémio de melhor filme de fantasia na Grécia

O filme O Velho e a Espada, realizado pelo albicastrense Fábio Powers, conquistou o prémio de Melhor Filme de Fantasia na edição de 2025 dos MUSES Film Awards – Levadia International Film Festival, realizada na Grécia entre 4 e 6 de abril. A distinção internacional destaca não só o talento emergente do realizador natural de Castelo Branco, como também a criatividade e originalidade do cinema independente produzido na região.

Rodada integralmente na aldeia de Pé da Serra, freguesia de Sarzedas, a obra é uma homenagem ao cinema de terror e fantasia de série B dos anos 1980. Com uma abordagem irreverente e uma forte componente visual artesanal, O Velho e a Espada conta a história de Tonho, um reformado da construção civil que, numa aldeia esquecida pelo tempo, encontra uma espada demoníaca com a qual estabelece uma aliança improvável para quebrar uma maldição antiga.

O elenco é encabeçado por António da Luz, cuja participação no filme foi a última da sua carreira, antes do seu falecimento em 2022. A voz da espada é interpretada por João Loy, conhecido do grande público pela dobragem de séries de animação, e o elenco conta ainda com uma das últimas aparições de Luís Aleluia no cinema.

Antes da distinção agora alcançada na Grécia, o filme já havia sido selecionado para vários festivais internacionais, incluindo o prestigiado Fantasia Film Festival, no Canadá, e o MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa.