O Município de Castelo Branco celebrou com a startup Humiverso um Contrato de Arrendamento Urbano para fins de desenvolvimento empresarial, com efeitos a partir deste mês de março. Trata-se de um módulo na Incubadora Industrial (Lote 120), sito na Zona Industrial de Castelo Branco.
Este Contrato reflete a concretização da estratégia de atração de investimento e de fixação de empresas no concelho, levada a cabo pelo Município albicastrense, através de condições vantajosas e incentivos, como a disponibilização de terrenos com valores de 1 cêntimo por metro quadrado para a indústria, e de 1 euro para a área do comércio e serviços.
O Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, recebeu, no Salão Nobre dos Paços do Município, os dois representantes da empresa Humiverso, Pedro Carvalho Santos e Rafael Crisóstomo, que se mudaram para Castelo Branco no final de 2024, onde abriram a empresa e registaram a marca.
Com as instalações permanentes em Castelo Branco, passarão agora a ter um espaço que servirá como unidade de investigação, produção e desenvolvimento de projetos. No armazém industrial poderão montar as suas máquinas, permitindo dar resposta às solicitações e encomendas que têm recebido para a fabricação de novos projetos-piloto.
A Humiverso é uma startup dedicada ao desenvolvimento de máquinas inovadoras para transformar resíduos orgânicos em fertilizantes orgânicos, através da vermicompostagem. Ganhou o concurso ‘Food Circles Hackathon’ e recebeu o ‘Prémio Espírito Empreendedor – Ideia Empreendedora e Criativa Odemira’, abrindo agora as portas para a implementação de novos investimentos em Castelo Branco na sua área de atuação.