O Edifício dos Emblemas, em Castelo Branco, recebeu esta segunda-feira a sessão “Viver Melhor na Beira Baixa”, onde foram apresentados três projetos estratégicos para a região: o Plano de Desenvolvimento Social e Sustentável da Beira Baixa 2025-2027, a Estratégia Nacional de Combate à Pobreza 2021-2030 e o Sistema eGuard de Teleassistência e Monitorização.
O Plano de Desenvolvimento Social e Sustentável da Beira Baixa, promovido pela Rede Social Intermunicipal da Beira Baixa (RSIBB), define medidas para reforçar a coesão social e o crescimento sustentável nos concelhos da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB).
A Estratégia Nacional de Combate à Pobreza, aprovada pelo Governo, tem como objetivo reduzir a taxa de pobreza para 10% até 2030, retirando 660 mil pessoas da pobreza e reduzindo a pobreza infantil em 50%, beneficiando 170 mil crianças.
Já o Sistema eGuard de Teleassistência e Monitorização propõe uma solução inovadora para a assistência remota e monitorização de idosos e pessoas vulneráveis, garantindo respostas rápidas em emergências e maior segurança.
A sessão reforçou o compromisso das entidades envolvidas na promoção de um desenvolvimento sustentável e inclusivo para a Beira Baixa.