A Câmara Municipal de Castelo Branco distinguiu várias empresas com sede social no concelho, na Gala InvestCB, que decorreu no dia 27 de fevereiro, na Quinta do Moinho Velho.
Leopoldo Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, fez o discurso de abertura, enaltecendo que o Município “tem dado passos significativos no fortalecimento do ambiente de negócios e na criação de um território mais atrativo para investimentos”, com especial destaque para o programa de apoio InvestCB.
Este projeto, iniciado há cerca de um ano e meio, visa criar condições excecionais para empresas e investidores, além de promover a inovação e o crescimento sustentável no concelho.
Recentemente, o programa deu um passo importante, com o lançamento do Guia do Investidor, que apresenta informações sobre setores estratégicos e detalha as condições vantajosas oferecidas pela Câmara Municipal para aqueles que desejam investir em Castelo Branco.
Entre os incentivos, o Autarca destaca “a disponibilização de terrenos a preços competitivos para atrair empresas e investimento”, com valores de 1 cêntimo o metro quadrado para a indústria e de 1 euro para a área do comércio e serviços; a isenção da taxa municipal de derrama; além dos apoios nacionais do Governo para os territórios de baixa densidade.
A cidade também conta com uma rede de parceiros de apoio aos empresários, incluindo o Gabinete de Apoio ao Investidor, e Centros de Inovação, como a Inovcluster – Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro e o CATAA – Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar.
Estas medidas têm atraído “investimentos importantes que nos deixam confiantes no futuro deste território”, com 16 reservas de lotes na Zona Industrial desde 2022 até dezembro 2024, gerando mais de 230 postos de trabalho.
Em relação aos dados de 2023, “os números são interessantes e significativos do nosso território e orgulham-nos”, vincou Leopoldo Rodrigues, informando que havia 6.113 empresas no concelho e um total de 13.763 trabalhadores no tecido empresarial de Castelo Branco.
Quanto ao volume total de negócios do tecido empresarial de Castelo Branco, este ultrapassava 1 bilião de euros (1.134.425.419,57€), representando as exportações um valor de mais de 126 milhões de euros (126.713.530,20€).