Exército Português reforça meios

Exército Português reforça meios

O Exército Português manteve e reforçou, no dia 2 de fevereiro de 2026, o seu apoio às autoridades civis, no âmbito da resposta a situações de emergência, nas diversas áreas afetadas pela passagem da Depressão Kristin, incluindo o distrito de Castelo Branco.

No concelho da Sertã, foi efetuada a projeção de forças em deslocamento, incluindo um pelotão de intervenção, meios de engenharia e um módulo de energia e iluminação, com o objetivo de reforçar o dispositivo no terreno e garantir uma resposta rápida a necessidades emergentes da população.

Esta operação integra um esforço nacional mais amplo, com meios militares distribuídos por 4 distritos e 13 municípios, assegurando ações como remoção de escombros, limpeza e desobstrução de vias, apoio de engenharia, reforço das comunicações, apoio energético e de iluminação, bem como operações de busca, salvamento e evacuação, com equipas e botes pré-posicionados.

No total, estiveram empenhados 1.005 militares, apoiados por 152 viaturas — das quais 79 ligeiras e 73 pesadas —, além de 9 máquinas de engenharia, 14 geradores, 18 motosserras, 5 módulos Starlink e 1 Módulo de Comunicações.

O Exército Português garante que continuará a acompanhar de perto a evolução da situação, mantendo os meios no terreno e em estado de prontidão, em estreita coordenação com as entidades competentes, de forma a assegurar a proteção das populações e a reposição da normalidade.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *