Castelo Branco: Desportivo de Castelo Branco destaca-se no xadrez com 3.º lugar por equipas e Gonçalo Goulão campeão distrital individual

O Desportivo de Castelo Branco (DCB) assinalou com sucesso o seu regresso à competição de xadrez, agora integrado na Associação de Xadrez de Santarém (AXS). A mudança, justificada pela maior proximidade geográfica e competitividade, marca o fim da ligação do clube à Associação de Xadrez de Viseu e Beiras.

No passado domingo, em Torres Novas, o DCB participou no Campeonato Distrital de Xadrez, disputado em ritmo rápido, alcançando resultados de destaque tanto a nível coletivo como individual.

O DCB apresentou duas equipas na competição. A equipa A, composta por Gonçalo Goulão, Jorge Prata, Miguel Rodrigues, Paulo Fazendeiro e Tomás Belchior, alcançou um notável 3.º lugar. Já a equipa B, formada por Dinis Dias, Filipe Martins, Rodrigo Martins e Guilherme Saraiva, terminou na 6.ª posição. A vitória por equipas foi atribuída à equipa A de Torres Novas, numa prova que contou com a participação de 7 equipas e 28 jogadores.

Na competição individual, o grande destaque foi Gonçalo Goulão, que se sagrou Campeão Distrital Individual. Entre os restantes atletas do DCB, os resultados foram igualmente promissores. Miguel Rodrigues e Jorge Prata alcançaram o 7.º e 8.º lugares, respetivamente. Paulo Fazendeiro terminou na 16.ª posição, enquanto Rodrigo Ribeiro, Dinis Dias (1.º sub-14) e Filipe Martins ocuparam os 22.º, 23.º e 24.º lugares. Tomás Belchior ficou em 28.º lugar, e Guilherme Saraiva destacou-se com o 32.º lugar, sendo também o 1.º classificado no escalão sub-12.

Depois do excelente desempenho em Torres Novas, o Desportivo de Castelo Branco prepara-se para para enfrentar a Académica de Coimbra, dando início à sua participação no Campeonato Nacional de Xadrez da Segunda Divisão.

O clube felicita todos os xadrezistas pelos resultados obtidos e a Associação de Xadrez de Santarém pela excelente organização da prova.