A Universidade da Beira Interior (UBI) acolhe nos dias 9, 10 e 11 de fevereiro de 2026 o XIV Congresso da SOPCOM, dedicado ao tema “Comunicação e Tempo”, na Faculdade de Artes e Letras (FAL). Organizado pelo LabCom em parceria com a SOPCOM, o evento marca o regresso do congresso à Covilhã, duas décadas após a edição de 2004.
Com 367 submissões recebidas e 291 participantes, o congresso reúne investigadores, docentes e profissionais da comunicação em sessões plenárias, painéis paralelos e mesas redondas, com o apoio de 80 voluntários.
A programação inclui, no dia 9 de fevereiro, a Conferência de Abertura de Anne Kaun, da Universidade Sodertorn, na Suécia, sobre “Artificial time: Temporality and the end of media in the age of AI”, e a sessão plenária “Temporalidade e sazonalidade no jornalismo”, com Henrik Bodker, da Universidade de Aarhus, Dinamarca.
No dia 10, destacam-se a sessão plenária “O Tempo na investigação e na informação”, com João Figueira (Universidade de Coimbra) e Maria Luisa Humanes (Universidade Rey Juan Carlos, Madrid), e a mesa redonda “Ciência e Tempo: entre a urgência do presente e o tempo do pensamento crítico”, com a participação de vários presidentes de associações de comunicação.
No 11 de fevereiro, realiza-se a mesa redonda “Ritmos de publicação: Entre a urgência produtiva e o tempo do pensamento”, seguida da sessão de encerramento, com André Barata e José Luís Garcia, sobre “Tempo, sociedade e comunicação”.

