Quarta-feira, Setembro 24, 2025

“Sempre por todos” critica PS após decisão do Constitucional

Partilhe!

O Tribunal Constitucional declarou inelegível Amândio Nunes, número 3 da lista do Partido Socialista à Câmara Municipal de Castelo Branco, na sequência de uma impugnação apresentada pela coligação SEMPRE por todos – PSD/CDS. A decisão mantém-se apesar de o mesmo tribunal ter confirmado a candidatura de Sónia Mexia, também da lista do PS.

A coligação SEMPRE por todos – PSD/CDS reagiu de imediato, considerando a inelegibilidade como “evidência da falta de rigor e de capacidade organizativa do PS”, segundo o candidato à autarquia, José Augusto Alves. Em comunicado, a coligação critica o PS por não ter formalizado a suspensão das funções de Amândio Nunes como Coordenador Municipal de Proteção Civil no momento de aceitar integrar a lista, questionando a cronologia apresentada pelo próprio candidato. José Augusto Alves acusou ainda o PS de tentar “manter Amândio Nunes na lista enganando os albicastrenses”, afirmando que o partido continua a avançar “com desculpas esfarrapadas e criadas à pressão, com apenas um objetivo: a manutenção do poder a todo o custo”.

Por seu lado, a Concelhia de Castelo Branco do PS esclareceu que foi notificada da decisão na segunda-feira, 22 de setembro, e que sempre procurou assegurar a legalidade da candidatura de Amândio Nunes junto de especialistas e da Comissão Nacional de Eleições. O partido lembra que o Tribunal da Comarca de Castelo Branco já havia confirmado a elegibilidade do candidato em duas ocasiões, mas respeita agora a decisão soberana do Tribunal Constitucional.

O PS justifica ainda que a manutenção de Amândio Nunes em funções de Coordenador Municipal de Proteção Civil, numa altura em que um incêndio ameaçava o concelho, foi uma escolha de prioridade pela segurança da população, apesar de isso ter implicado a impossibilidade da sua candidatura. O partido afirma que não se arrepende da decisão e que continuará a apresentar uma lista composta por pessoas competentes e preparadas para desempenhar um mandato em prol do concelho. Tal como o AlbiNotícias avançou, o nome mais apontado para ocupar o cargo é o de Christelle Domingos, que está em quarto lugar na lista.

Ler mais

Notícias