O movimento independente Castelo Branco Merece Mais, com o apoio do MPT – Partido da Terra, confirmou a sua candidatura à Assembleia de Freguesia de Sobral do Campo. A lista é liderada por Gabriela Hormigo, médica e presidente do Centro de Dia S. Sebastião, criadora do projeto Autonomia Mais Vida, que promove a monitorização 24 horas de idosos.
A equipa inclui também Luís Veríssimo, empreendedor com o Leiturismo, conceito de hotel que tem levado o nome da freguesia a nível nacional, e Matilde Damázio, estudante Solicitadoria e Administração no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra.
O movimento pretende fortalecer a infraestrutura local, investindo em internet 5G para toda a freguesia, reordenamento florestal e limpeza de caminhos rurais. Entre as prioridades estão ainda a criação de um Centro Comunitário com telemedicina, um espaço de cowork para apoiar empreendedores locais, e a revitalização do comércio, valorizando produtos e serviços da região.
Outro objetivo é incentivar a fixação de pessoas e o desenvolvimento económico, através do projeto “Casa Sobral”, que transforma casas devolutas em oportunidades de habitação acessível e apoia pequenas empresas e agricultura local. Também estão previstas rotas turísticas e percursos pedestres sinalizados, reforçando o potencial turístico da freguesia.
Para a candidatura, estas iniciativas “visam promover o bem-estar da população, atrair novos residentes e investimentos, e fortalecer a ligação da comunidade ao território”.