O livro “Literatura de Tradição Oral no Concelho de Penamacor (Contos, Lendas, Romances)”, editado pelo Município de Penamacor, foi apresentado este domingo, dia 3 de agosto, no Teatro Clube de Penamacor, no âmbito do programa da Feira Terras do Lince, sendo que foi muito o público a assistir.
Esta obra resulta de uma recolha direta de contos, lendas e romances da tradição oral em todas as freguesias do concelho. No total, reúne 675 versões narradas ou cantadas por 110 informantes, transcritas de forma a preservar a oralidade, mantendo uma leitura acessível. As histórias foram cuidadosamente classificadas e organizadas segundo critérios científicos, tornando esta coletânea um retrato fiel e abrangente do património narrativo imaterial local.
A apresentação esteve a cargo de Paulo Jorge Correia, responsável pela coordenação científica, bem como pela transcrição e classificação dos conteúdos que integram esta publicação, numa apresentação que contou ainda com a presença de Rosa Gonçalves, coordenadora do evento Penamacontos, e da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Penamacor, Ilídia Cruchinho.
A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Penamacor considerou uma “honra e um orgulho” estar presente na apresentação da obra. “É um enorme prazer para o Município de Penamacor apresentar esta obra. Foi graças aos muitos que participaram na elaboração deste livro que temos agora disponível um manancial de cultura. É dever do Município preservar a cultura, a cultura tradicional e salvaguardar o património oral do concelho, que é tão rico e que se corria o risco de perder. Há, no entanto, ainda muito mais por fazer. Quero agradecer a todos os que deram o seu contributo. Uma palavra especial ao Doutor Paulo Correia, que coordenou a obra. Fica para as gerações vindouras o que os nossos antepassados ainda recordam”.
A iniciativa contou, ainda, com uma apresentação do Grupo de Cantares Vozes da Terras, de Meimoa e com a sessão de contos “Uma mão cheia de histórias”, dinamizada por Luzia Rosário, que convidou o público a mergulhar no imaginário da tradição oral através da arte de contar histórias.