Home / Castelo Branco / Autárquicas 2025: José Augusto Alves apresenta plano para rede de ciclovias em Castelo Branco

Autárquicas 2025: José Augusto Alves apresenta plano para rede de ciclovias em Castelo Branco

“Castelo Branco precisa de ciclovias seguras, bem cuidadas e que liguem verdadeiramente a cidade”, alerta o candidato à Câmara Municipal de Castelo Branco pela coligação SEMPRE por todos que integra o movimento SEMPRE, o CDS-PP e o PPD/PSD.

José Augusto Alves defende uma nova abordagem à mobilidade urbana, assente “num investimento sério e estruturado na rede de ciclovias da cidade”.

“Castelo Branco não pode continuar a ignorar o potencial da mobilidade. As ciclovias representam muito mais do que faixas pintadas no asfalto, são uma aposta na sustentabilidade, na saúde pública e na qualidade de vida”, afirmou José Augusto Alves.

Segundo o candidato, nos últimos anos “o município não gastou um único cêntimo na conclusão ou manutenção das ciclovias já existentes”, o que considera revelador da falta de visão estratégica do atual executivo camarário.

A proposta da coligação liderada por José Augusto Alves pretende assim “promover e incentivar a utilização da bicicleta para uma mobilidade mais sustentável” através das seguintes iniciativas:

● Conclusão, readaptação, manutenção e ampliação do projeto de ciclovias;

● Aumento do número de docas de estacionamento de bicicletas;

● Manutenção do programa de apoio à aquisição de bicicletas, com foco na mobilidade elétrica;

● Promoção do ensino da utilização da bicicleta junto dos Agrupamentos de Escolas;

● Programa de incentivo ao uso da bicicleta e ações de formação em segurança rodoviária junto da comunidade.

“Queremos trabalhar com a comunidade escolar e com outras instituições para fomentar hábitos de deslocação mais saudáveis e sustentáveis”, refere o candidato, sublinhando que a mobilidade será uma das prioridades do seu mandato.

José Augusto Alves acrescenta, por fim, que o seu compromisso é claro: “Não basta prometer. É preciso concretizar. E é isso que faremos: promover uma cidade mais humana, acessível e moderna.”