Está a decorrer nas freguesias de Orvalho e Cambas, no concelho de Oleiros, um estudo científico para conhecer melhor a história da Terra.
Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, liderada pelo professor Telmo Bento Santos, já começou os trabalhos no terreno e está a estudar uma formação geológica muito especial que existe nestas duas freguesias.
Os cientistas querem saber mais sobre uma antiga glaciação — um período de frio extremo — que causou a extinção de cerca de 85% das formas de vida que existiam na Terra há centenas de milhões de anos. Estudando as rochas de Orvalho e Cambas, os investigadores esperam perceber melhor o que aconteceu nessa época e o que podemos aprender para os desafios ambientais que enfrentamos hoje, como o aquecimento global.
Este é o segundo grande projeto que Telmo Santos desenvolve sobre o património geológico desta região, que faz parte do Geopark Naturtejo, reconhecido pela UNESCO. O trabalho traz valor científico ao concelho e mostra a importância do que existe debaixo dos nossos pés.
Com o apoio da Câmara Municipal de Oleiros, das Juntas de Freguesia de Cambas e Orvalho bem como da Naturtejo, estes estudos vão continuar durante dois anos. Além de Orvalho e Cambas, os cientistas vão também comparar os resultados com outras zonas, como a Serra do Buçaco, em Portugal, cadeias montanhosas em Espanha e até uma província na China.