Castelo Branco: Evento regional apresenta plataforma digital para atrair investimentos e pessoas

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) realizou, no dia 7 de julho, no seu auditório em Coimbra, o evento ‘Atração de Investimento e de Pessoas para os Territórios’, que visou reforçar o trabalho em rede e o contributo da plataforma inCENTRO para a valorização dos territórios.

Foi apresentada a plataforma inCENTRO – uma base de dados pública, acessível online em https://incentro.ccdrc.pt, que foi desenvolvida pela CCDRC e que disponibiliza informação estruturada e atualizada sobre Incentivos Locais, Áreas de Acolhimento Empresarial, Incubadoras e Espaços de Cowork.

No fundo, trata-se de uma ferramenta digital estratégica que pretende facilitar o acesso à informação e apoiar a decisão de quem pretende investir ou instalar-se nos territórios da região Centro, reunindo a diversidade de oferta relativa às condições de génese local no apoio às famílias e à instalação de empresas.

O Município de Castelo Branco integra a plataforma inCENTRO e esteve representado no evento, em Coimbra, pelo Presidente Leopoldo Rodrigues.

A Autarquia albicastrense considera que fazer parte desta rede é fundamental para ter acesso a recursos e apoios e para maximizar o potencial do concelho, através de uma série de benefícios, alinhados com as necessidades e caraterísticas da região, como a promoção do território, a valorização da identidade e cultura locais, a criação de novas parcerias, bem como o fortalecimento da colaboração regional, que resultará no desenvolvimento económico, social e cultural.

Seguiu-se a formalização dos Acordos de Cooperação para a plataforma inCENTRO, entre a CCDRC e os Municípios, as Comunidades Intermunicipais e as Associações Empresarias, reforçando o compromisso de cooperação e de consolidação da atratividade dos territórios da região Centro para o investimento e a fixação de pessoas.

Este momento firmou o percurso colaborativo já iniciado com os Municípios da região em relação à plataforma inCENTRO, alargado agora a outras entidades, com o objetivo da sua valorização ativa e divulgação enquanto instrumento central de promoção do território.