Está em fase de concurso público a empreitada que irá reabilitar a antiga escola primária do Mosteiro de São Tiago, na freguesia de Várzea dos Cavaleiros, concelho da Sertã, com o objetivo de transformar o edifício num espaço de coworking e incubação de empresas. O concurso decorre até às 18 horas do dia 14 de junho e tem um valor base de 317.626,57 euros. Este projeto visa dar uma nova vida a este edifício histórico, adaptando-o às exigências e dinâmicas da realidade atual.
Este novo espaço integrará a rede de coworking e incubação de empresas promovida pela Câmara Municipal da Sertã. A rede inclui, além deste novo polo, o SmartWorkplace Nuno Álvares Pereira, localizado em Cernache do Bonjardim, e o espaço recentemente instalado na antiga escola da Abegoaria, também no concelho da Sertã. A aposta nestes equipamentos tem como objetivo estimular o empreendedorismo, apoiar novas ideias de negócio e atrair talento para o território.
O “Projeto de Reabilitação da Antiga Escola Primária” pretende valorizar o edifício, respeitando a sua identidade e elementos arquitetónicos marcantes, como a fachada e algumas das estruturas interiores. Paralelamente, serão criadas novas funcionalidades, tanto dentro como fora do edifício, que permitirão responder às necessidades de quem venha a utilizar o espaço para fins profissionais ou empresariais.
Segundo Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, o projeto pretende “conferir protagonismo ao edifício, homenageando a memória da antiga escola primária e estabelecendo uma conexão entre passado e presente.” Trata-se, assim, de uma intervenção que alia preservação patrimonial à inovação e ao desenvolvimento local, promovendo o equilíbrio entre identidade histórica e futuro sustentável.