Foi inaugurada na sexta-feira, 9 de maio, na Biblioteca Municipal António Salvado, a exposição ‘Entre Fios – Vidas e Memórias, Bordando a Criatividade’, com as peças realizadas durante a semana num workshop que teve lugar na Fábrica da Criatividade.
A exposição é composta por seis peças únicas que foram criadas por dez bordadeiras: seis portuguesas (do Município de Castelo Branco) e quatro brasileiras (três do Estado da Paraíba e uma do Estado de Alagoas), que trocaram experiências e aprendizagens, numa valorização do património artesanal.
Os trabalhos foram bordados em capas do mundo rural e tiveram como base a Colcha dos Cinco Sentidos, juntando técnicas do Bordado de Castelo Branco e do Bordado do Nordeste Brasileiro, entrelaçando linha de seda e linha de algodão.
Trata-se de uma exposição itinerante, pois pretende-se que estas peças singulares possam circular pelas cidades que fazem parte da Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na categoria do Artesanato e das Artes Populares.
O conceito do ‘Entre Fios’ foi desenhado pela Vereadora da Câmara Municipal, Patrícia Coelho, e pela Chefe de Divisão, Susana Farinha, durante o primeiro Conselho Ibero-Americano das Cidades Criativas da UNESCO, realizado na cidade de João Pessoa, no Brasil, no início deste ano.