Castelo Branco: Câmara assinalou Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual

O Município de Castelo Branco assinalou o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual, no passado dia 10 de maio, com a iluminação da fachada da Câmara Municipal a amarelo. A iniciativa simbólica decorreu em colaboração com a AACCB – Associação de Apoio à Criança do Distrito de Castelo Branco e a APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental.

O Presidente da Câmara, Leopoldo Rodrigues, explicou que a ideia da iluminação partiu das duas instituições, tendo o Município acolhido e concretizado a sugestão. Segundo o autarca, embora simples, a ação tem um forte significado social, ao contribuir para a sensibilização da população, a valorização do trabalho das IPSS locais e a promoção da inclusão e dignidade das pessoas com deficiência intelectual.

Leopoldo Rodrigues destacou ainda a identificação do Município com o trabalho das associações, reconhecendo a dedicação no acolhimento e desenvolvimento de competências das pessoas com deficiência. Já Maria de Lourdes Pombo (APPACDM) e João Benquerença (AACCB) sublinharam a importância da comemoração como um gesto de homenagem e apelo à inclusão.

A criação do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual resultou de uma petição da Humanitas – Federação Portuguesa para a Deficiência Mental, que recolheu mais de 10.200 assinaturas e foi aprovada pela Assembleia da República através da Resolução n.º 54/2023. A data escolhida – 10 de maio – assinala o nascimento do artista norte-americano Dwight Mackintosh, diagnosticado com atraso mental e que se destacou internacionalmente pelas suas obras após décadas de institucionalização.

Em todo o país, vários edifícios e monumentos foram iluminados a amarelo, numa ação nacional promovida pela Humanitas, que visa dar visibilidade à deficiência intelectual e incentivar a sua aceitação e integração na sociedade.