Castelo Branco: Câmara emite comunicado sobre apagão

“A Câmara Municipal de Castelo Branco e o seu Serviço Municipal de Proteção Civil mantiveram o permanente acompanhamento da situação do “Apagão”, tendo sido articulados, coordenados e estabelecidos contatos com as diferentes entidades do concelho de Castelo Branco, de modo a garantir as adequadas medidas para responder às situações mais críticas, nomeadamente a garantia do permanente funcionamento dos serviços nevrálgicos do concelho, com especial incidência no abastecimento de água pública, nos serviços de saúde e nas estruturas residências para idosos.

Foi acionada uma equipa de acompanhamento permanente e realizadas duas reuniões do Centro de Coordenação Operacional Municipal de Castelo Branco, com a presença de representantes da Câmara Municipal, Unidade Local de Saúde, Proteção Civil Municipal, Serviços Municipalizados, PSP, GNR e Corpo de Bombeiros, ADVT e Farmácias do concelho.

Pelas 18h30, por determinação da Comissão Municipal de Proteção Civil, foi determinada situação de alerta e definida a ativação do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil de Castelo Branco, no período compreendido entre as 18h30 do dia 28 e as 24h00 do dia 29 abril, tendo por base aquele que era o ponto de situação àquela hora, nomeadamente:

– Os Serviços Municipalizados conseguiram garantir o serviço de abastecimento de água a toda a população, com recurso a geradores e em estreita articulação com a Águas do Vale do tejo. No que se refere às estações elevatórias de águas residuais, aquelas não se encontravam a funcionar.

– Foi contactado o coordenador das farmácias do concelho de Castelo Branco, no sentido de ser definida uma farmácia de serviço, para ser posteriormente disponibilizado um gerador para que o serviço de farmácia fosse facultado à população na sua plenitude. No que se refere a medicação perecível, foi disponibilizado um espaço de frio no mercado municipal de Castelo Branco, para que as várias farmácias ali depositem essa medicação nas condições necessárias, bem como a população em geral.

– No que se refere aos estabelecimentos de ensino e à sua abertura no dia 29 de abril foi equacionada a sua abertura durante a reunião do Centro de Coordenação Operacional Municipal, realizada às 23h00. A dificuldade da sua abertura poderia dever-se ao facto da empresa responsável pelo transporte escolar não conseguir abastecer os seus autocarros.

– Os serviços do município contratualizaram dois geradores de 160 Kva a empresa externa, estando prevista a sua instalação, no caso do primeiro, nos reservatórios de abastecimento de água do castelo e segundo para ficar em reserva.

– Diligenciou-se esforços no sentido de apoiar os postos de combustível da cidade, de modo a garantir o abastecimento de veículos prioritários.

Na reunião levada a cabo pelas 23h00, não havendo certezas de que não existirá nenhum retrocesso no abastecimento de energia elétrica, foi decidido:

1 – Continuar a monitorizar a situação e avaliar eventuais necessidades/medidas ao longo da noite,

2 – A garantia do reforço das ações de vigilância e patrulhamento em todo o concelho, pelas forças de segurança pública.

Em caso de necessidade deve ser contactado o Serviço Municipal de Proteção Civil de Castelo Branco, através do número de telefone 800 272 112”