Está a ser construída a futura sede da Associação Académica de Castelo Branco, na Rua do Arressário / Travessa da Rua Nova, em plena zona histórica da cidade.
As obras começaram no início do ano e o contrato mantém-se em vigor pelo prazo máximo de 240 dias (8 meses), num investimento por parte da Câmara Municipal de Castelo Branco que ronda os 175 mil euros, para uma área de construção de cerca de 125,50m².
Trata-se da reabilitação de um edifício de cariz habitacional unifamiliar que, no seu geral, se encontrava em estado devoluto, e que apresenta dois acessos: um pela Rua do Arressário n.º 34, que será definido como o acesso principal, e outro pela Travessa da Rua Nova n.º 9. O edifício é composto por dois pisos habitacionais e possui ainda um logradouro com acesso a partir do piso térreo.
A empreitada prevê a preservação estética do edifício, de forma a manter a unidade das fachadas e a vista geral existente. Serão também construídos todos os elementos de distribuição interior, escadas, vãos exteriores e pavimentos.
Além de acolher a sede da Associação Académica de Castelo Branco, o edifício irá albergar o Museu Académico, um espaço museológico que reunirá um acervo de elementos e arquivo documental representativo da história e da vivência académica ao longo dos tempos.
Revitalizando a zona histórica e dinamizando a vida académica e cultural dos estudantes do Instituto Politécnico de Castelo Branco, pretende-se a criação de um espaço dinâmico e inovador, que promova o bem-estar e a convivência entre todos os membros da comunidade estudantil, desempenhando ainda um papel fundamental na preservação e celebração da história da vida académica e no fortalecimento do espírito académico.