Autárquicas 2025: Iniciativa Liberal tem programa para reablitar a zona histórica

A Iniciativa Liberal de Castelo Branco anunciou ontem, 16 de abril, a proposta “Reabilitar para Reviver”, integrada no seu programa autárquico para as eleições de 2025, com o objetivo de combater a degradação da zona histórica da cidade. A medida propõe que a Câmara Municipal ceda gratuitamente imóveis devolutos da sua propriedade, desde que os beneficiários se comprometam a reabilitá-los num prazo máximo de quatro anos.

Segundo José Henriques, candidato à Câmara Municipal pela Iniciativa Liberal, “chegou o momento de agir perante um problema há muito identificado, mas sem soluções eficazes. A autarquia, maior proprietária da zona histórica, mantém mais de uma centena de imóveis ao abandono, situação que a proposta pretende inverter com um modelo inclusivo e justo”, afirma o candidato.

O programa apresenta três alternativas após a reabilitação: utilização como habitação própria permanente, com isenção de custos adicionais se o imóvel for residência principal durante pelo menos seis anos; arrendamento, onde o valor do imóvel será amortizado através da diferença entre a renda acessível e a renda de mercado; ou revenda, caso em que o beneficiário terá de devolver à Câmara o valor atribuído inicialmente ao imóvel.

Na proposta da IL consta ainda que “se o imóvel não for reabilitado no prazo estipulado, regressará à posse da autarquia para ser atribuído a outro interessado. Com esta proposta, a Iniciativa Liberal pretende revitalizar a zona histórica, aumentar a oferta de habitação, atrair população e dinamizar o comércio e o turismo local”.

José Henriques sublinha que o objetivo é devolver vida à zona histórica e transformar Castelo Branco numa cidade que respeita o seu património, mas que olha para o futuro com ambição.