O Campeonato Nacional de Judo Sub-23 realizou-se no passado dia 5 de abril, no Pavilhão do Fontelo, em Viseu, com a presença de apenas dois atletas de Castelo Branco, Mariana Dias e Miguel Raposo.
Ambos a representar a Escola de Judo Ana Hormigo (EJAH), os dois judocas voltaram a afirmar o bom desempenho deste clube, conquistando duas medalhas nacionais, uma de prata pela Mariana na categoria -52 kg e outra de bronze pelo Miguel na categoria -81 kg.
Mariana Dias, ainda atleta do escalão júnior, demonstrou grande atitude ao longo da competição, culminando com o título de Vice-campeã nacional sub 23. Na sua poule, Mariana conseguiu garantir presença na meia-final, onde veio a vencer a atleta de Mafra, nº1 da outra poule. Na final, frente à atleta da Escola de Judo de Coimbra, Mariana acabaria por ser penalizada com três shidos, sagrando-se assim vice-campeã nacional.
Miguel Raposo também alcançou a meia-final da sua categoria de peso, ao somar duas vitórias na fase das eliminatórias. No acesso à final, acabou por ser travado pelo judoca de Sintra, que o remeteu para a disputa da medalha de bronze. No último combate, Miguel venceu, pela pontuação máxima, o atleta da Universidade Lusófona de Lisboa.
Os atletas foram acompanhados pelo treinador Abel Louro, numa competição onde participaram 124 atletas de 41 clubes nacionais. A Escola de Judo Ana Hormigo volta a ser o único clube da cidade e mesmo do distrito de Castelo Branco a marcar presença num Campeonato Nacional de Judo. Estes resultados reforçam o judo como uma modalidade de referência na região, com uma estrutura desportiva sólida, que continua a formar atletas e a dignificar o nome de Castelo Branco nos palcos nacionais.