Castelo Branco: ULS assinala Dia do Doente com AVC

No âmbito do Dia Nacional do Doente com AVC, que se assinalou ontem, dia 31 de março, o Centro de Responsabilidade Integrada de Medicina Interna da Unidade Local de Saúde Castelo Branco, realizou na entrada principal do Hospital, rastreios gratuitos de fatores de risco do AVC , educação para a saúde e hábitos de vida saudável.

Ao longo de todo o dia foram rastreados 187 utentes, dos quais 71 homens e 116 senhoras, com idades compreendidas entre os 13 e os 89 anos de idade.

A equipa refere em modo de conclusão, que o género feminino evidência uma maior procura de literacia em saúde e embora a maioria negue adições de tabaco e álcool, ainda há alguma consciencialização a ter a esse respeito. O fator de maior prevalência fora dos parâmetros pretendidos, foi o peso corporal e controlo da tensão arterial continua a ser um objetivo a melhorar.

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a principal causa de morte e incapacidade permanente em Portugal. A cada hora três portugueses sofrem um AVC, um deles não sobrevive, e metade dos sobreviventes ficarão com sequelas incapacitantes.

O Conselho de Administração da ULSCB, congratula esta iniciativa bem como a colaboração de todos os que tiveram envolvidos nesta atividade.