O livro infanto-juvenil ‘Cuscas em Castelo Branco – Um Oásis de História Natural’ foi lançado na sexta-feira, 21 de março, numa sessão de apresentação que decorreu no Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco, para cerca de 700 crianças do 3º e 4º ano do 1º Ciclo de todos os agrupamentos de escolas do concelho.
A sessão contou com uma encenação teatral protagonizada por professores da Escola a Tempo Inteiro, dos Serviços Educativos do Município de Castelo Branco; com uma apresentação por parte do autor Paulo Santos; e com os discursos da Vereadora Patrícia Coelho e do Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues.
Contada e representada de forma cativante e dinâmica, a história prendeu a atenção de todos, principalmente das crianças que participaram e interagiram com muito entusiasmo.
Com texto de Paulo Santos e ilustração de Susana Lima, o livro conta a história da abelha Cuscas que, juntamente com a amiga abelha Carlota, a rainha abelha Vitória e a cegonha preta Celeste, vivem aventuras em Castelo Branco, dando a conhecer vários espaços e elementos do património natural e cultural deste concelho, nomeadamente o Parque do Barrocal, o Castelo e a zona histórica, o Jardim do Paço Episcopal, o Bordado de Castelo Branco, o Parque Natural do Tejo Internacional e o Cais Fluvial de Lentiscais.
A obra também aborda as propriedades do mel, do própolis e da geleia real, ensinando às crianças como funciona o mundo das abelhas e alertando para a sua extrema utilidade e a necessidade da proteção destes seres extraordinários.
Todas as crianças presentes receberam um exemplar do livro, oferecido pela Câmara Municipal de Castelo Branco.