Castelo Branco: Dia Internacional da Proteção Civil envolveu a comunidade

O Dia Internacional da Proteção Civil, celebrado a 1 de março, foi assinalado em Castelo Branco com um evento no Parque Urbano da Cruz do Montalvão, promovido pelo Município, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, em parceria com o Comando Sub-Regional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil da Beira Baixa.

Sob o mote “Vem Conhecer-nos!”, a iniciativa pretendeu ser um espaço aberto, de partilha e de aproximação, contando com: exposição de meios, recursos e valências dos diferentes Agentes de Proteção Civil; sessões de Masstraining de Suporte Básico de Vida facultadas pelo Centro de Formação da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco em colaboração com alunos da ESALD – Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias; demonstrações do trabalho dos profissionais em situações de emergência; e diversos jogos didáticos.

Apesar das condições meteorológicas adversas, com chuva e frio, a comunidade compareceu em bom número para participar nas atividades, que tiveram como objetivo principal informar os cidadãos sobre os Agentes de Proteção Civil, os seus meios e as suas valências, permitindo conhecer de perto o trabalho dos profissionais que atuam em situações de emergência, acidentes graves e catástrofes, promovendo a prevenção, a segurança e o espírito de união e solidariedade.

A iniciativa contou com a presença de diversas entidades, como a GNR, a PSP, os Bombeiros, a Cruz Vermelha Portuguesa, a Força Especial de Proteção Civil, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a Afocelca, os Serviços Municipalizados de Castelo Branco e a FlyTime.

No total, cerca de 90 operacionais estiveram envolvidos, demonstrando a importância da colaboração entre diferentes instituições para a segurança da população.

Habitualmente, em Castelo Branco, o Dia Internacional da Proteção Civil é também assinalado com iniciativas nas escolas, porém, este ano o dia 1 de março era sábado e, por isso, realizou-se um evento abrangente, dedicado a todos os cidadãos e faixas etárias, apelando à consciência para situações de vida real e dando ensinamentos e preparação para possíveis situações futuras, nomeadamente relacionadas com os impactos das alterações climáticas.

Ainda com o propósito de celebrar a efeméride no concelho de Castelo Branco, o Serviço Municipal de Proteção Civil irá promover, durante o mês de março, outras ações alusivas à data, envolvendo toda a comunidade.