Ciente da relevância do mercado espanhol para as exportações agroalimentares nacionais, a Associação do Cluster Agroindustrial do Centro – InovCluster, com sede em Castelo Branco, através do export.i9, está a promover a presença portuguesa nesta feira. As empresas interessadas e elegíveis podem beneficiar de um financiamento até 50%, apoio incluído na candidatura ao projeto conjunto de internacionalização 2023/2025.
A InovCluster, através do export.i9, está a divulgar a participação portuguesa na 38ª edição do Salón Gourmets 2025 – International Fine Food and Beverages Fair, um evento líder na indústria gourmet e um dos mais prestigiados do mundo, que terá lugar em Madrid, de 7 a 10 de abril, no IFEMA MADRID. O evento contará com um programa diversificado de atividades, incluindo concursos, degustações, apresentações, sessões de show-cooking e conferências. As empresas portuguesas interessadas e elegíveis podem obter um financiamento de até 50%.
Esta iniciativa faz parte do projeto conjunto de internacionalização 2023/2025, cujo principal objetivo é aumentar as exportações das PME do setor agroalimentar, promovendo a visibilidade de Portugal além-fronteiras.
O export.i9 é cofinanciado por fundos comunitários, oferecendo um suporte financeiro crucial para as PME, reduzindo os riscos e custos associados à internacionalização. “As PME interessadas devem inscrever-se junto da InovCluster, preenchendo um formulário onde a empresa fornece informações básicas sobre as suas atividades, produtos e objetivos de internacionalização. Com estas informações, realizamos uma avaliação inicial para verificar se os requisitos de elegibilidade para o apoio financeiro estão cumpridos e para compreender melhor as necessidades e o potencial de exportação da empresa”, explica Christelle Domingos, Diretora-Executiva da InovCluster.
O Salón Gourmets é uma feira com 37 edições na sua história, desde 1987, com números sempre crescentes e um espírito claramente orientado para o comércio. É um evento profissional destinado a visitantes nacionais e internacionais do canal HORECA, da distribuição agroalimentar e de bebidas, das indústrias retalhistas, imprensa especializada e meios de comunicação social.