No passado fim de semana, no Palácio dos Cardosos (sede da Cooperativa Pinacoteca), foi lançado um livro sobre “O Quadro do Cardeal”, da autoria de José Boada (Professor Universitário, natural do Reino de Espanha), livro esse traduzido do castelhano para o português, por José Barata de Castilho (Professor Universitário, Grande Oficial da Instrução Pública, pintor, escritor e Presidente da Cooperativa Pinacoteca).
Na mesa estiveram José Barata de Castilho, Hermínio Esteves (Professor Universitário da Universidade Autónoma de Lisboa) e André Gonçalves (ex-Autarca e ex-Professor da Escola Secundária Nuno Álvares de Castelo Branco).
De salientar que o Quadro do Cardeal João da Mota foi elaborado quando o sacerdote político tinha 45 anos, no ano de 1730, em tela reaproveitada, onde está pintada mas coberta a cinzento, a figura de um importante aristocrata do Reino de Espanha, o Marques de Mirabal. Esta pintura foi copiada a preto e branco pelo restaurador e constitui um quadro anexo. Ambos os quadros ficarão em exposição permanente visitável gratuitamente na Cooperativa Pinacoteca, o que oportunamente será anunciado.