O auditório da Escola de Música, situado no ex-quartel de Penamacor, recebeu a abertura do ano letivo da Academia Sénior de Penamacor, projeto social gerido pela ADRACES em cooperação com o Município, Juntas de Freguesia e entidades do concelho de Penamacor que conta, este ano com 125 alunos e 20 disciplinas. Além das disciplinas de Saúde e Bem-Estar, Ginástica e Hidroginástica, Música, Artes Manuais, Danças Seniores, Nutrição, Restauro e Conservação, Estrutura da Alma/Terapia da Luz, Informática, Pintura, Bordados, Internet e VirtuALL, Internet, Bem-haja à Conversa e VirtuALL, que transitam do ano anterior, regressa a disciplina de Inglês e há como novidades as disciplinas Consciência da Consciência e Artes do Fogo. Presentes na cerimónia estiveram a Diretora Adjunta da ADRACES, Teresa Magalhães, a Presidente da Assembleia Municipal, Valéria Gonçalves Cruchinho, e a Vice-Presidente da Câmara Municipal, Ilídia Cruchinho.
Teresa Magalhães lembrou que o número de alunos inscritos este ano letivo é o maior de sempre. “Temos alunos novos e outros que regressaram e, por isso, hoje é um dia feliz para nós”, disse. A responsável acrescentou, em relação ao diploma de “Membro da Rede de Excelência”, atribuído por parte da RUTIS, este ano, que a responsabilidade continua a ser a mesma. “Temos que continuar a fazer o que costumamos fazer e todos juntos tornar a Academia ainda mais forte”.
Já a Presidente da Assembleia Municipal desejou a todos um bom ano letivo. “Este casamento entre a ADRACES e a Câmara Municipal foi perfeito e deu frutos. Estes seniores são uma das forças vivas do concelho, movimentam o concelho, fazem-nos sair de casa, vão ao café, partilham, aprendem e, com as experiência de vida que têm, também nos ensinam muito. Este projeto permite que não estejam sozinhos e, acredito, que vão para casa de alma lavada. É um dos projetos mais bonitos do concelho”.
Finalmente, Ilídia Cruchinho frisou que este é um projeto de aprendizagem. “É bonito termos esta vontade de aprender todos os dias algo novo. Este é um projeto que tem dado, todos os anos, os seus frutos. É um projeto de sucesso e quero dar os parabéns por este ano haver ainda mais disciplinas. Que seja um ano de aprendizagem, mas também de grande convívio e de muitos sorrisos”. A autarca terminou garantindo que a Câmara vai continuar a apoiar ao máximo, dentro das suas possibilidades, a Academia Sénior. “Queremos continuar a apoiar e a participar ativamente”.